A Reforma de Pneu OTR

Os serviços podem ser divididos entre:

1) Pneus Diagonais: Pneus com tecnologia de sobreposição diagonal das camadas de lona da carcaça.

2) Pneus Radiais: Pneus com camada única de lona em sua carcaça, dispostas em arcos perpendiculares ao plano de rodagem e orientadas na direção do eixo do pneu.
O processo de reforma dos pneus é composto por várias etapas específicas, todas elas muito importantes para o resultado final do produto.

Análise Técnica:
O ponto de partida para a reforma do pneu é a realização de um correto levantamento das necessidades de uso e aplicação do pneu. A escolha da composição de borracha é essencial para a maior durabilidade do produto reformado.
O valor da recauchutagem pode chegar em até 60% do preço do pneu novo. Este número deparado com a quantidade de vezes que isto será possível (uma, duas ou três) e o tempo que cada vida útil terá, dependem inteiramente da qualidade da reforma.

Limpeza:
Feita a análise técnica, mãos a obra para a primeira etapa do processo: a limpeza. O pneu é submetido à limpeza em equipamentos rotativos automatizados que fazem a limpeza da área externa da carcaça. A limpeza interna, por sua vez, utiliza jatos de ar de alta pressão para a remoção de todos os detritos depositados no interior do pneu.

Inspeção:
Nesta etapa o pneu é submetido a uma inspeção visual realizada pelo técnico especializado. Neste ponto serão analisadas as condições da parte interna, do flanco, do ombro, da banda de rodagem e do talão.

Raspagem:
A raspagem de toda a borracha remanescente da banda de rodagem é o processo necessário para conceder a geometria e rugosidade precisas da superfície raspada, para a colocação da nova banda de rodagem.

Escareação:
Agora praticamente liso, o pneu deverá sofrer a escareação. Esta etapa consiste na abertura minuciosa da área de pequenos cortes na carcaça do pneu para que os mesmos sejam corretamente preenchidos com componentes de recuperação, similar a uma obturação dentária. Caso os cortes sejam profundos e atinjam áreas de reforço do pneu o mesmo deverá passar por um conserto especial capaz de restituir a resistência do mesmo.

Aplicação de Cola e Preenchimentos:
A nova banda de rodagem que deverá ser sobreposta à carcaça do pneu exigirá que o mesmo tenha aplicada à sua superfície uma cola adesiva especial. Nessa etapa também são aplicados os preenchimentos nos buracos escareados na etapa anterior. Ao final deste processo toda a superfície do pneu estará lisa e pronta para receber a nova banda.

Aplicação de Banda:
Nesta etapa, a Euromac Pneus utiliza a aplicação da nova banda (camelback) sem desenhos, que será submetida ao processo chamado Hot-Cap, no qual uma manta trefilada é colocada sobre a carcaça. Após isto o pneu é colocado em uma máquina setorial, que realiza a vulcanização da nova manta de borracha sobre a carcaça sob condições pré-estabelecidas de tempo, temperatura e pressão. O desenho de cada pneu escolhido corresponderá a um molde aplicado, moldes estes pré adquiridos e de alto valor de investimento da empresa.

Vulcanização:
Após a vulcanização o pneu passará por uma nova fase de inspeção onde são verificadas as partes internas e externas. A integridade da nova banda, tão bem como a da carcaça são novamente testadas e então liberados para a entrega.

Vídeo Demonstrativo